Cartão de crédito e telefonia lideraram os atendimentos do Procon Caruaru em 2012
quinta-feira, 24 de janeiro de 2013O Procon Caruaru registrou 10.370 atendimentos em 2012. Desse número, apenas 1.670 foram transformados em audiências de conciliação e 99% foram resolvidas. As queixas relacionadas ao setor financeiro (cartões de crédito e telefonia) também lideraram marcando 32,8%, em 2012. Em segundo lugar vem o setor de produtos com 30,49%. O terceiro lugar ficou com os serviços essenciais (água e luz) totalizando 20,24%.
O quadro da Capital do Agreste se equipara com o nacional. De acordo com o Boletim 2012 do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor, divulgado esta semana, os serviços de telefonia celular, de bancos e de cartão de crédito foram os principais motivos de queixas apresentadas aos Procons no último ano.
No ano passado, foram registrados cerca de 2 milhões de atendimentos nos Procons do País. O número é 19,7% maior do que o de 2011, quando foram contabilizados 1,6 milhão.
Os números nacionais revelam também que o setor financeiro foi o mais demandado pela população (23,8% do total), com problemas relacionados a faturas de cartão e cobrança indevida. O setor de telecomunicações, no entanto, foi o que teve maior crescimento no último ano, de 17,4% das demandas em 2011 para 21,7% em 2012. Nesse setor, a maioria das reclamações é referente a telefone celular, TVs por assinatura e internet.
Ainda segundo o boletim, 9,1% das demandas nos Procons foram sobre empresas de telefonia celular, seguidas pelos bancos comerciais (9,02%), pelas empresas de cartão de crédito (8,23%), pelas empresas de telefonia fixa (6,68%) e pelas financeiras (5,17%).
A empresa Oi liderou o número de demandas em 2012, com mais de 120 mil casos, seguida pela Claro (102 mil), pelo Itaú (97 mil) e pelo Bradesco (61 mil).
Fonte: Prefeitura Municipal de Caruaru
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