Sobre Caruaru

Cidade de Caruaru

Caruaru é uma cidade brasileira do estado de Pernambuco. Cidade mais populosa do interior do estado, localiza-se na região do Agreste e, devido à sua importância regional, também é conhecida como "Capital do Agreste".

Distante 130 km do Recife, Caruaru é conhecida nacionalmente pelos festejos juninos: por isso, também é chamada de "A Capital do Forró". A sua festa de São João dura 30 dias e toma o mês de junho inteiro, por vezes até adentrando os meses de maio e julho, sendo considerada o maior festa de São João do Mundo, consolidada no Guinness Book.

Tem uma população residente (2010) de 314 951 habitantes, que vive numa área territorial de 921 quilômetros quadrados.

História

As terras que hoje constituem o município de Caruaru eram primitivamente uma fazenda de gado, pertencente à família Nunes dos Bezerros. Este nome deve-se à proximidade da fazenda com a paróquia dos Bezerros. Acredita-se que esta família descende dos primitivos concessionários das terras concedidas como sesmaria.

Com a família Nunes vivia um casal de órfãos. Um deles, José Rodrigues de Jesus, apossou-se da parte que lhe cabia na herança, estabelecendo-se no local denominado Caruaru. Ali construiu uma capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição. O povoamento da região iniciou-se no entorno desta capela. Em 1846, o frei Euzébio de Sales, capuchinho proveniente da Penha, iniciou a construção da Igreja Matriz, hoje Catedral. A capelinha foi reconstruída por duas vezes, sendo a última reconstrução em 1883.

A localização geográfica favoreceu o desenvolvimento local por ser a região passagem obrigatória de transporte de gado do sertão para o litoral e de mascates em sentido inverso.

Em dezembro de 1895, foi inaugurada a estação ferroviária da "Great Western" que ligou Caruaru ao Recife, consolidando o desenvolvimento local. Nesta época, já era famosa a feira de Caruaru.

Economia

De acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada do ano de 1996, o produto interno bruto era estimado em 680,90 milhões de reais, sendo que 7,8 por cento correspondia às atividades baseadas na agricultura e na pecuária, 15,3 por cento à indústria e 76,9 por cento ao setor de serviços. O produto interno bruto per capita era de 2 241,87 reais.

Em 2002, conforme estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o produto interno bruto havia evoluído para 1 888,066 milhões de reais e o produto interno bruto per capita para 4 350,00 reais.

O ponto central da economia é o comércio, notadamente as feiras livres de confecções. A feira localizada próximo ao rio Ipojuca congrega feiras de ervas, legumes e verduras, calçados e produtos eletrônicos, além da de artesanato e os mercados de farinha e de carne. Outra feira livre de destaque é a do bairro do Salgado, sazonal.

A Feira da Sulanca é outro ponto forte de Caruaru. É conhecida como a maior feira livre do mundo. Ao lado de Santa Cruz do Capibaribe e Toritama é a maior produtora de confecções do Nordeste.

A cidade ainda conta com o North Shopping Caruaru e o Shopping Difusora, além do Polo Comercial de Caruaru.

Clima

A Cidade Caruaru está situado em uma área de clima tropical do tipo semiárido, mas que devido a altitude modesta apresenta um quadro de aridez menos severa. Por estar situado a 140 km do litoral, Caruaru está sujeito ao regime de chuvas de outono-inverno típicas da zona leste oriental do Nordeste.

Seu índice pluviométrico é de cerca de 662 milímetros, mal-distribuídos ao longo do ano.

Uma das explicações para a escassez de chuvas na região é o planalto da Borborema, a Serra das Russas, localizada no município de Gravatá, que devido a altitude provoca chuvas orográficas, fazendo assim com que o ar chegue ao interior da região mais seco.
A temperatura média anual de Caruaru é de 22,5 graus centígrados, podendo as temperaturas no verão oscilarem entre 25°C a 31°C, e no inverno entre 13 e 19 graus centígrados.

Recursos hídricos

O município está inserido nos domínios das bacias hidrográficas dos rios Ipojuca e Capibaribe. Os principais tributários são o Rio Capibaribe e os riachos Tabocas, Caiçara, Borba, da Onça, Olho d’Água, Mandacaru do Norte, Carapotós, São Bento, Curtume e Taquara, todos de regime intermitente.

O município conta com os recursos dos açudes Engenheiro Gercino de Pontes (13 600 000 metros cúbicos), Taquara (1 100 000 metros cúbicos), Guilherme (786 000 metros cúbicos), Serra dos Cavalos (761 000 metros cúbicos) e Jaime Nejaim (100 000 metros cúbicos).

Para homenagear a comunidade de moradores desta maravilhosa cidade, o Encontra Pernambuco criou o Encontra Caruaru .

Blog do Guia da Cidade de Caruaru

Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba notícias de Caruaru por email
 

Limites - Cidades Vizinhas

São Caetano, Brejo da Madre de Deus, Altinho, Agrestina, São Joaquim do Monte, Toritama, Vertentes, Taquaritinga, Bezerros, Frei Miguelinho e Riacho das Almas.

Dados Principais sobre Caruaru

Aniversário: 18 de Maio
Fundação : 1857
Gentílico: Caruaruense
Area: 920,610 Km²
População 319 580 hab. (2011)
IDH 0,713 - médio
Prefeitura Caruaru

Brasão de Caruaru
Brasão de Caruaru

Bandeira de Caruaru
Bandeira de Caruaru

Vídeo sobre a cidade de Caruaru

Mapa de Caruaru

 

Moradores ilustres de Caruaru

 

   

  Tudo sobre o Encontra Pernambuco
Anuncie Aqui
Cadastre sua Empresa (grátis)
Fale Conosco


Termos do Serviço | Política de Privacidade