Vacinação antirrábica será realizada o ano inteiro em Caruaru
terça-feira, 7 de maio de 2013A raiva, vírus suscetível a todos os mamíferos, é uma zoonose letal em 99% dos casos. Tendo em vista o número alarmante e o risco que a doença representa para a população, a Secretaria de Saúde na cidade de Caruaru trabalha de forma permanente o combate ao problema. Todas as quartas, quintas e sextas-feiras foram reservadas para o trabalho de vacinação em cães e gatos que por algum motivo não puderam ser vacinados nas campanhas que são realizadas anualmente.
O diretor de Vigilância em Saúde, Paulo Florêncio, explica o que as pessoas precisam fazer para ter acesso ao serviço em cidade Caruaru, no Estado de PE. “Os procedimentos eram realizados no antigo prédio de departamento de vetores. A partir de agora, as pessoas que precisarem vacinar o bichinho poderão procurar a Secretaria de Saúde, que funciona na avenida Vera Cruz, no bairro São Francisco. Os atendimentos serão das 07h às 12h, todas as quartas, quintas e sextas-feiras”.
Ainda segundo Florêncio, as pessoas não podem esquecer que a raiva é um problema sério e que quem tem contato com o animal doente também sofre risco iminente de contrair o problema e, consecutivamente, morrer. Daí a necessidade de levar o animal para ser vacinado. “Temos um posto fixo de vacinação o ano inteiro. Não podemos dar brechas para que a doença prejudique vidas”, alerta.
Raiva
Zoonose viral, que se caracteriza como uma encefalite progressiva aguda e letal. Todos os mamíferos são suscetíveis ao vírus da raiva e, portanto, podem transmiti-la. A doença apresenta dois principais ciclos de transmissão: urbano e silvestre, sendo o urbano passível de eliminação, por se dispor de medidas eficientes de prevenção, tanto em relação ao ser humano, quanto à fonte de infecção.
Fonte: Prefeitura Municipal de Caruaru
Mais notícias sobre Caruaru:
- Campanha conscientiza sobre lixo na Feira da Sulanca em Caruaru
- Grupo Pontes pretende construir hotel de grande porte em Caruaru
- Avenidas começam a ser decoradas para o Maior São João do Mundo dia 28 de abril em Caruaru
- Caruaru será sede da formação estadual do PNAIC
- Mais de 300 atrações estão previstas em junho para Festa de Caruaru


