Prefeitura de Caruaru oferece mais de 30 opções para cursos profissionalizantes
sexta-feira, 18 de janeiro de 2013A Secretaria da Criança do Adolescente e de Políticas Sociais da cidade de Caruaru deu início às ações de mobilização na terça-feira, 15, que têm por principal objetivo o preenchimento das 720 vagas, e ampliar as possibilidades de inserção dos beneficiários no mercado de trabalho por meio da formação e qualificação profissional.
Estão sendo ofertados através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec)-Plano Brasil Sem Miséria, através de fôlderes, cartazes e palestras nos Centros de Referência em Assistência Social, localizados na zona urbana e rural do município.
Nessa primeira etapa, serão ofertadas 720 vagas, distribuídas em 31 cursos que serão oferecidos pelo Senai, Senac e Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). Durante a mobilização as pessoas interessadas poderão tirar dúvidas sobre os cursos, como, por exemplo, a duração, documentação necessária, área de atuação profissional e inicio das aulas e inscrições, previstas para o mês de fevereiro.
O Pronatec integra o Plano Brasil Sem Miséria, no que se refere à inclusão produtiva, tendo por meta inserir os usuários da política de assistência social no mercado de trabalho através de cursos de formação com a vocação econômica de cada região, bem como qualificação profissional, intermediação de emprego e incentivo à economia popular e solidária.
Os cursos são gratuitos e os beneficiários recebem alimentação, transporte e todos os materiais escolares. Podem se inscrever beneficiários do programa Bolsa Família e inscritos no Cadastro Único do Governo Federal,que tenham entre 16 e 59 anos, os interessados deverão realizar a inscrição no Cras de referência do seu bairro. A escolaridade exigida varia de acordo com o curso escolhido.
O PRONATEC/Brasil Sem Miséria, em parceria com a Secretaria de Políticas Sociais, fez com que o município fosse inserido no programa Acessuas, que propõe o desenvolvimento de ações de articulação, mobilização e encaminhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social.
Para a diretora de Proteção Básica, Cintia Medeiros, garantir a inserção dos nossos usuários nos cursos do Pronatec – Brasil sem Miséria através do Acessuas, é muito mais que uma ampliação das ações de qualificação profissional. “É garantir dignidade, respeito, é melhorar a auto-estima das pessoas, é acreditar na condição primeira de quem trabalha com pessoas em situação de vulnerabilidade: a de que a pobreza é temporária, transitória e que a estes apenas falta a oportunidade”, ressaltou Cintia.
MERCADO DE TRABALHO: Os cursos ofertados durante a primeira etapa de 2013 levou em consideração a localização geográfica privilegiada do município, que está situado a 138 km da cidade de Recife, capital do Estado. Cortado pela BR-232 e BR-104, possui logística adequada para o escoamento da produção de todo o interior do estado e para os estados vizinhos. A cidade é a principal representante do pólo de confecções do Agreste Pernambucano.
A cidade, que possui uma população de aproximadamente 315 mil habitantes cresce em ritmo acelerado, o ramo da construção civil tem aumentado muito o número de vagas, no entanto, a quantidade de mão de obra capacitada não condiz com a demanda, através dos cursos oferecidos pelo programa, o cidadão poderá se qualificar e ocupar as vagas em aberto.
Cursos oferecidos:
1-Cabeleireiro
2-Depilação
3-Manicure e pedicure
4-Operador de tele atendimento
5-Recepcionista
6-Montador e reparador de computadores
7-Operador de computador
8-Costureiro
9-Ajustador mecânico
10-Aplicador de sistema e produção de proteção e pisos e revestimento
11-Armador de ferragem
12-Aplicador de revestimento cerâmico
13-Auxiliar de manutenção predial
14-Pedreiro de alvenaria
15-Pedreiro de revestimento em argamassa
16-Pintor de imóveis
17-Desenhista topográfico
18-Agente de observação de segurança
19-Ajustador mecânico
20-Eletricista de automóveis
22-Mecânico de máquinas industriais
23-Mecânico de sistema de freios, suspensão e direção de veículos leves
24-Mecânico de máquina de costura
25-Auxiliar administrativo
26-Auxiliar de recursos humanos
27-Auxiliar de lavanderia
28-Eletricista instalador predial de baixa tensão
29-Confeiteiro
30-Produção cultural e design
31-Produção industrial
Fonte: Prefeitura Municipal de Caruaru
Mais notícias sobre Caruaru:
- Secretaria de Políticas Sociais oferece novas vagas para os cursos do Pronatec em Caruaru
- Cursinho Popular da Prefeitura de Caruaru está com matrículas abertas
- Pronatec oferece vagas para mais oito cursos em Caruaru
- Pronatec oferece mais de 7 mil vagas em cursos gratuitos em Caruaru e mais cidades de Pernambuco
- Jornalista Aquiles Lopes ministra curso de captação de recursos culturais em Caruaru