Montagem de Shakespeare circula por Caruaru
terça-feira, 8 de outubro de 2013Começou no último sábado (5) a turnê do espetáculo “O Rei Lear no meu Quintal”, que vai passar pelas cidades de Olinda, Recife, Caruaru e Limoeiro – as duas últimas no Agreste do estado. A dramaturgia é de Luís Reis, que adapta a obra de William Shakespeare em parceria com a diretora Marianne Consentino.
A montagem do espetáculo está associada à pesquisa de doutorado em artes cênicas desenvolvida por Consentino, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), e segue a experiência do projeto “Interações Estéticas”, realizado também por ela em 2011. Aprovado pela Fundarpe, Funcultura e Programa Mais Cultura, a montagem é uma recriação a partir do clássico texto “O Rei Lear”, de Shakespeare, escrito no século 17, enfatizando a trágica competição dos irmãos pelo amor e poder dos pais.
Na história, as irmãs Goneril e Regana não medem esforços para adular o soberano, e a caçula Cordélia acaba sendo deserdada pelo pai por recusar-se a participar de uma espécie de concurso de declarações de amor, cujo grande interesse é ocupar o trono. Já Edmundo, um filho bastardo do Conde de Gloucester, trama contra o filho legítimo do mesmo, Edgar.
Desenvolvida por meio de um processo colaborativo, a encenação traz o tema da velhice sob o olhar de jovens atores, a partir de uma perspectiva autoral, alicerçada no jogo. Os atores Ana Ghandra, Durval Cristóvão, Elilson Duarte, Júlia Fontes, Marina Duarte e Suenne Sotero foram escolhidos entre 104 inscritos para oficinas de preparação ao espetáculo. A realização é da Pareia Produções.
Confira o Cronograma de apresentação em Caruaru:
Dia 12 de outubro, às 20h
Ponto de Cultura Teatro Experimental de Arte, Caruaru